AARS Promove Oficina Sobre Conceito de Arquivo e Custódia

Na noite de 18 de agosto, última terça-feira, realizou-se a terceira do primeiro ciclo de oficinas promovidos pela AARS. Este primeiro ciclo é composto por três oficinas sobre os estudos epistemológicos da Arquivologia. As oficinas são online, gratuitas aos associados e com vagas limitadas.

Ministrou o tema “Conceito de Arquivo e Custódia” a professora Margareth da Silva. O objetivo desta oficina foi apresentar as principais discussões sobre o conceito de arquivo e de custódia, abordando custódia e pós-custódia segundo os arquivistas; o conceito de arquivo: concepção jurídica e distinção ente o lugar e o material custodiado; e a relação entre arquivo e custódia.

Margareth da Silva tem Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Adjunto da UFF e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2003 a 2020. É autora do livro “O Arquivo e o Lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos” (2017), publicado pela EDUFF, e premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional.
Participaram da oficina 19 pessoas – sendo 16 associados efetivos da AARS, e 03 não associados.

Você pode gostar...