AARS Promove Oficina Sobre Segurança da Informação e Documentos Digitais Arquivísticos

Na noite de 29 de setembro, última terça-feira, realizou-se a quarta e última oficina do Segundo Ciclo de Oficinas promovidos pela AARS. O segundo ciclo foi composto por quatro oficinas sobre preservação de documentos arquivísticos digitais. As oficinas são online, gratuitas aos associados e com vagas limitadas.

Vanderlei Batista dos Santos ministrou o tema segurança da informação e documentos digitais arquivísticos. Vanderlei é Bacharel em Arquivologia, Mestre e Doutor em Ciência da informação pela Universidade de Brasília. Atual diretor da Coordenação de Arquivo, do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados; membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos /CONARQ (2002-2020); pesquisador do Team Brazil do Projeto InterPARES (2006-2012); integra a Rede Cariniana de preservação digital (IBICT). Docente e palestrante em cursos de pós-graduação e eventos técnicos. Autor de artigos e livros com temática arquivística, dentre eles: Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística, Gerenciamento eletrônico de documentos de arquivo, Preservação de documentos arquivísticos digitais, Digital file of the legislative proposal: a case study on applying the Interpares Project Guidelines in the Brazilian Chamber of Deputies.

O objetivo desta oficina foi apresentar os principais conceitos relativamente ao entendimento do que é segurança da informação e sua aplicação no âmbito da gestão arquivística de documentos digitais.

Participaram 22 pessoas – sendo 19 associados efetivos da AARS, e 03 não associados.

Você pode gostar...