AARS promove VII Seminário Regional de Arquivos em formato inédito

Resgatando seu tradicional evento arquivístico que teve primeira edição em 2001, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS) promove dia 16 e 17 de outubro de 2020 a sétima edição do Seminário Regional de Arquivos, com formato inédito. Sua última edição ocorreu há mais de uma década e neste ano conta com o apoio institucional do Departamento de Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Maria.

Com o tema “Fontes e Pesquisa em Ambiente Digital” e transmitido pela plataforma Even3, o seminário inova ao acolher apresentações de trabalhos em dois segmentos distintos, “Acesso a Informação Digital em Arquivos Permanentes” e “Preservação de Patrimônio Documental Arquivístico”. O encontro tem como objetivo principal reunir arquivistas e pesquisadores de fontes primárias para debater o acesso a documentos e informações em ambientes virtuais.

A programação contará com palestra de abertura “Ciência, Saúde e Arquivos: desafios em qualquer tempo”, proferida pelo Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos, Diretor da Fiocruz e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde na mesma instituição.

Outro ponto alto do seminário é o debate Preservação de Dados Médicos e Sociais sobre o Covid 19 no Rio Grande do Sul, que contará com “Lauduz.org – A primeira plataforma de telemedicina sem fins lucrativos do Brasil” com Dr. Fábio Lopes Pedro, Médico e professor de Infectologia da UFSM e Wilson Zatt, Acadêmico do 7º semestre de Medicina da UFN. O projeto do Arquivo Público do RS intitulado “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul” será apresentado por Dr. Rodrigo de Azevedo Weimer, e Ms. Clarissa Sommer Alves, Historiadores do APERS.

Além disso, conta com duas oficinas. Uma sobre “Arquivos Pessoais”, lecionada pela Esp. Vanessa Campos arquivista e historiógrafa da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e a outra sobre “Indexação em Arquivologia e Tesauros” com Ms. Carla dos Santos, bibliotecária e professora substituta do Curso de Arquivologia na FURG.

Normas para submissão de comunicações.

Template de comunicação.

Inscrições.

CRONOGRAMA:

Inscrições de comunicações – De 05 a 20 de setembro de 2020
Inscrição de ouvintes – De 05 de setembro a 15 de outubro 2020
Seleção das comunicações pelos pareceristas – De 20 de setembro a 10 de outubro de 2020
Envio de pareceres aos inscritos – Até 12 de outubro de 2020
Divulgação das comunicações aprovadas – 12 de outubro de 2020
Apresentação das comunicações – 17 de outubro de 2020
Emissão de certificados – A partir de 23 de outubro de 2020

Você pode gostar...