AARS lança o Censo dos Arquivos Municipais do RS

Em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos e inserido na programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos, a Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS), apresenta o Censo dos Arquivos Municipais do Rio Grande do Sul.

O lançamento ocorre neste dez de junho às 10h e tem como principal objetivo conhecer a realidade dos arquivos, tanto do poder executivo como do legislativo municipal. Perceber o patrimônio documental que existe em cada região do estado e visualizar seus recursos humanos, infraestrutura organizacional e tecnológicas que atendem as demandas de produção, valoração, descrição e preservação dos documentos municipais.

A iniciativa absorve os conhecimentos de outras experiências censitárias como a que a própria AARS participou em 2004, em conjunto com o Arquivo Público do RS e outras entidades. Naquele momento as conclusões demonstraram que, na sua maioria, os municípios gaúchos careciam de implementação de políticas públicas e principalmente de definição de um marco legal que garanta a gestão e proteção do patrimônio documental dos municípios.

A coleta de dados para a realização do Censo dos Arquivos Municipais deverá ocorrer até 30 de setembro. A divulgação dos resultados, de forma compilada, está prevista para a segunda quinzena de outubro deste ano.

 

SERVIÇO:

Censo dos Arquivos Municipais
De 10 de junho a 30 de setembro de 2020
Acesse aqui o questionário

Você pode gostar...