Dia Internacional de Arquivos e Memória da América Latina

No dia 09 de junho comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos. Com o objetivo de promover o valor e a importância dos arquivos e arquivistas não apenas entre os pares, mas também junto ao público em geral e aos governos e entidades privadas, instituições de memória, públicas e privadas, de todo o mundo, promovem eventos na Semana Internacional de Arquivos (IAW).

A escolha da data foi feita na Assembleia Geral Anual do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em 2007, e desde o ano de 2009, o ICA realiza anualmente uma semana de eventos para celebrar a data e marcar a importância dos Arquivos para a eficiência das organizações, preservação da história e garantia de direitos.

Iberarchivos sempre esteve comprometido com a memória da América Latina. Para o programa é fundamental empoderar os arquivos dos 18 países membros, por isso, ao longo dos seus 23 anos de criação, Iberarchivos o tem feito através dos seus projetos de arquivo que permitem o networking e a colaboração, um exemplo constante de como os arquivos de qualquer O tipo e a profissão podem ser fortalecidos para ajudar a alcançar um melhor desenvolvimento dos arquivos na América Latina.

Um exemplo de empoderamento dos arquivos são os 1.374 projetos co-financiados por Iberarchivos que promovem metas e objetivos para a profissão arquivística e para as instituições através do apoio que se traduz na preservação da memória ibero-americana, mas que possibilitar também dar visibilidade ao importante trabalho que a Arquivística representa em todos os setores em prol da e para a cidadania, o que nos leva a fortalecer a responsabilidade e a transparência, por meio do acesso à informação para acompanhar o trabalho realizado pelos governos e garantir que os cidadãos possam. proteger seus direitos.

Você pode gostar...