Dicionário de Terminologia de Arquivos da Society of American Archivists

O Dicionário de Terminologia de Arquivos (DAT), organizado pelo Grupo de Trabalho de Dicionário da Sociedade de Arquivistas Americanos (SAA) contém mais de 2.000 entradas definidas com base principalmente na literatura de arquivo nos Estados Unidos e no Canadá e tem sua origem no Glossário de Terminologia de Arquivo e Registros, de Richard Pearce-Moses (SAA, 2005).

Durante anos em elaboração, e sempre em atualização, o DAT baseia-se na literatura de arquivos para elaborar definições sucintas de novas palavras e frases, ao mesmo tempo em que refina e atualiza as entradas existentes, sendo que as últimas vêm especificamente do Glossário de 2005.

Segundo o texto de Rosemary Pleva Flynn, presidente do Grupo de Trabalho do Dicionário, da Sociedade de Arquivistas Americanos “no futuro, as atualizações do DAT serão feitas semanalmente, à medida que definirmos novos termos e continuarmos a inserir nosso trabalho nos últimos seis anos”.

Além disso é possível subscrever-se no “Palavra da Semana” (Word of the Week), um serviço de e-mail semanal do Dicionário, em https://www2.archivists.org/word-of-the-week.

Acesse o dicionário aqui.

Você pode gostar...