Eventos de Arquivologia são cancelados

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um período difícil no mundo. Precisamos seguir as orientações dos especialistas e evitar aglomerações para conter o avanço do COVID-19. Seguindo esta orientação, várias entidades têm cancelado ou adiado os eventos programados para este ano.

Congresso Internacional de Arquivologia
Em recente manifestação pública, o presidente do Congresso Internacional de Arquivologia David Fricker e o Diretor do Arquivo Nacional dos Emirados Árabes Abdulla Alraisi comunicaram o adiamento da data do evento para o ano de 2021. Explicaram que a ação objetiva garantir a segurança de todos e permitir a participação total de delegados de todo o mundo. Em nota, os representantes das instituições informam que a equipe “têm monitorado de perto o desenvolvimento da pandemia e as perturbações significativas que ela trouxe às operações dos membros institucionais e as restrições mais amplas de viagens internacionais. O mais angustiante é a escala do sofrimento humano que caiu sobre tantos, e a todos os afetados estendemos nossas simpatias e esperanças de uma recuperação completa.”

No Brasil, são três os eventos nacionais já cancelados.

Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia
A Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA), também em nota, informaram o adiamento do evento para 26 a 30 de julho de 2021, mantendo a Universidade Federal do Espírito Santo como sede do evento. A ENEA informa que os valores de inscrições pagos serão devolvidos ou serão computados como credito para o mesmo evento no ano que vem.

 

Semana Nacional de Arquivos
A quarta edição do evento também tem vistas ao adiamento, no site oficial do evento, há apenas a informação que as inscrições e realizações foram adiadas.

Congresso Nacional de Arquivologia
O Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil também publicou nesta segunda-feira uma nota cancelando o congresso. A previsão é realizar a XI edição do evento em 2021, caso alguma associação se candidate até agosto, ou então manter a previsão para 2022.

Não são boas notícias em tempo de fortalecimento da área e da profissão, mas são decisões coerentes frente ao que todos nós estamos enfrentando. Para não passar esse período em branco, publicamos aqui no site da AARS uma série de opções de cursos on-line. Aproveite!

Você pode gostar...