Exposição sobre os 60 anos do ensino de Arquivologia

Com um site interativo e dinâmico, o curso de Arquivologia da UFSM lança a exposição 60 anos do ensino de arquivologia no Brasil. A exposição pretende “proporcionar um espaço de reflexão e visibilidade a respeito da importância dos arquivos e dos profissionais vinculados à Arquivologia em relação ao acesso à informação, ao fomento à transparência pública e ao desenvolvimento da sociedade brasileira“. Também é um evento integrante da 4º Semana Nacional de Arquivos e tem o apoio da AARS.

A exposição virtual conta com seções com diferentes temáticas, dentre elas, uma linha do tempo com eventos e curiosidades desde 1838, data da criação do Archivo Publico do Império, até os dias de hoje.

Segundo a equipe, a exposição não para por ai:

[…] além de uma exposição virtual, resolvemos tratá-la como um trabalho em aberto, uma obra colaborativa, que, esperamos, receberá contribuições de todo o país por um bom tempo. Nossa ideia é de que as lacunas da Arquivologia possam ser preenchidas por quem esteve, presenciou ou viveu episódios que narramos – ou que, por desconhecimento, sonegamos – ao longo da exposição.

A organização da exposição foi toda realizada de forma online pela equipe formada pelos professores Rafael Ferreira (coordenador) e Francisco Cougo (concepção e projeto gráfico) e pelos acadêmicos Letícia Gaiardo (pesquisa), Marcos M. Paulo (edição de imagens e pesquisa) e Roberta Wagner (pesquisa). Todos do curso de Arquivologia da UFSM.

Para a acadêmica Letícia Gaiardo, a experiencia na organização é importante para a formação dos profissionais:

Para formação acadêmica, acho que organizar exposições é um trabalho muito arquivístico, pois exige que você busque informações, encontre fontes documentais e reúna tudo isso em uma lógica dentro de uma temática. Acredito ainda que todos os alunos de arquivologia deveriam participar da organização de exposições durante a trajetória no curso, pelo menos uma vez, pois essas ações me fizeram crescer muito como arquivista e entender melhor o que é o trabalho de um arquivista e as diversas tarefas que exercemos dentro de um arquivo.

Visite o site pelo linkarquivologia60anos.org
Para uma experiência completa, acesse de um computador, preferencialmente através do navegador Mozilla Firefox.

Você pode gostar...