Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia – Luciane Adolfo

Iniciamos na segunda semana de julho a Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia. Hoje publicamos o vigésimo depoimento.

A associada Luciane Baratto Adolfo relata o impacto da pandemia da Covid-19 no seu trabalho arquivístico.

Os depoimentos são publicados às quintas-feiras no site da AARS.

Luciane Baratto Adolfo
Arquivista Tribunal de Justiça RS
Porto Alegre, RS
Associada n. 268 da AARS

1. Qual o seu local de trabalho como arquivista?
Desenvolvo meu trabalho no Serviço de Arquivos Judiciais do Departamento de Arquivos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma das sedes administrativas situada no Foro do 4ª Distrito da Comarca de Porto Alegre. Desde o início da pandemia tenho também realizado trabalho remoto.

2. Quais atividades desenvolvia antes da pandemia?
Além do tempo em escritório, em atividades de planejamento e gestão, era muito comum fazer visitas aos prédios onde as equipes trabalham e onde armazenamos o acervo.

3. A pandemia mudou a sua rotina de trabalho? Se sim, conte-nos o que mudou.
Sim, completamente, logo no início alterei minha rotina para o trabalho remoto, desenvolvendo planejamentos e estudos de projetos que já estavam em andamento e outros que foram demandados nesse meio tempo. Ao longo do tempo essas atividades foram se intensificando remotamente e com a perspectiva de melhora da situação na cidade, então formou-se plano de trabalho para retorno gradual das atividades presenciais, conforme as orientações emanadas pela Instituição. Atualmente continuo trabalhando remotamente, mas desenvolvo trabalho presencial em revezamento com outros membros da equipe.

4. Depois que a pandemia passar, como será a volta ao trabalho? Que rotinas pretende retomar e quais manterá?
Minha pretensão é retomar os encontros com os amigos, passear, correr e desfrutar dos espaços abertos sem as preocupações que hoje ainda estão presentes, pretendo manter a prática de yoga e de estudos que retomei durante a pandemia foram importantes durante esse tempo de mais isolamento.

Você pode gostar...