Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia – Neiva Pavezi

Iniciamos na segunda semana de julho a Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia. Hoje publicamos o oitavo depoimento.

A associada Neiva Pavezi relata o impacto da pandemia da Covid-19 no seu trabalho arquivístico.

Os depoimentos são publicados às quintas-feiras no site da AARS.

Neiva Pavezi
Arquivista UFSM
Santa Maria, Rio Grande do Sul
Associada n. 003 da AARS

Eu estou vinculada à Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais, no Departamento de Arquivo Geral da UFSM (DATAS/DAG).

Antes da pandemia visitávamos os setores da UFSM que solicitavam assessoria arquivística. O foco do trabalho era diagnosticar a situação problema, definir um plano de ação e capacitar os colegas servidores para desenvolver as atividades propostas visando a integração efetiva ao Sistema de Arquivos da UFSM (SIARQ/UFSM). Na Divisão, nós também estamos envolvidos com um projeto de produção, tramitação e preservação de documentos digitais, que, em sua natureza, já era em grande parte realizado remotamente na forma de reuniões visando a análise e melhorias no sistema de informações da UFSM (SIE). Nesse projeto, minha principal atividade é monitorar a produção documental, intervir junto aos setores quando necessário, e participar das análises e recomendações junto ao CPD.

A rotina de trabalho passou por uma adaptação no assessoramento, que antes era essencialmente presencial e que agora está sendo realizado remotamente sempre que necessário e solicitado. A expectativa que temos para quando a pandemia passar é de que a rotina de trabalho será bem mais intensa na sua forma remota, já que a situação do isolamento nos forçou a conhecer e utilizar algumas ferramentas que tornam o trabalho bem mais ágil.

Você pode gostar...