Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia – Vinicius Navarro

Iniciamos na segunda semana de julho/2020 a Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia. Hoje publicamos o trigésimo nono depoimento.

O associado Vinicius Mitto Navarro relata o impacto da pandemia da Covid-19 no seu trabalho arquivístico.

Os depoimentos são publicados às quintas-feiras no site da AARS.

Vinicius Mitto Navarro
Arquivista
Porto Alegre, RS.
Associado n. 248 da AARS

1. Qual o seu local de trabalho como arquivista?
Atualmente atuo como consultor na Câmara de Vereadores de Xangri-lá e como professor nos cursos técnicos em Secretariado do SENAC EAD e da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, ambas em Porto Alegre.

2. Quais atividades desenvolvia antes da pandemia?
As atividades de consultorias que estavam para iniciar em 2020 ficaram estagnadas. O contrato celebrado com a Câmara de Vereadores de Xangri-lá sofreu uma série de atrasos de entregas no cronogramas, retomando mais recentemente.
No que tange as minhas atividades docentes, houve acréscimo de alunos e a criação de novo curso de Secretariado em Porto Alegre na modalidade EAD e minha contratação para as cadeiras de Arquivologia.

3. A pandemia mudou a sua rotina de trabalho? Se sim, conte-nos o que mudou.
As novas consultorias não iniciaram e a que está em andamento estão atrasando em virtudes dos momentos de maior isolamento social e retorno. No magistério tudo mudou, com o uso de plataformas de ensino e capacitações.

4. Depois que a pandemia passar, como será a volta ao trabalho? Que rotinas pretende retomar e quais manterá?
Acredito que no retorno o ensino manterá momentos de união entre o presencial e o EAD, num misto de ensino híbrido. Já as consultorias, devem voltar a ocorrer com mais constância com a retomada econômica

Você pode gostar...